Por que é tão difícil mudar?
- Silvia Regina Kusaba
- 20 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

Vejo com frequência muitas pessoas reclamando da vida que tem, mas que não conseguem fazer nada para mudar.
Por que isso acontece?
O nosso cérebro foi programado para se adaptar as rotinas, aos hábitos. Tudo isso porque em nosso código genético ainda temos as memórias de nossos ancestrais, o homem da caverna.
Tudo aquilo que é novo, diferente e quebre a rotina o nosso corpo interpreta como uma energia que é gasta de maneira desnecessária. O impulso automático que todo humano tem é de que é preciso ter reservas de energia. Isso porque lá trás o homem primata não conseguia se alimentar todos os dias e a oferta que tinha de alimentação era escassa, não chegando nem perto da abundância de comida que temos hoje.
Era preciso ir a caça, literalmente, para conseguirem se alimentar e levar comida para sua família. Com isso seu cérebro foi criando um hábito de que a vida pacata e sedentária era como forma de evitar a queima de energia e, consequentemente, sentirem fome tão cedo.
E por isso a mudança se torna tão difícil hoje em decorrência dessa memória que carregamos.
Atualmente a ciência traz algumas técnicas que oferecem possibilidades de mudanças e, com isso, resultando em quebras de padrões e podendoinserir novas rotinas em todas as áreas da vida da pessoa.
Mas para isso é preciso que ela queira mudar e tenha consciência disso. É preciso que se perceba dentro da matrix (mundo alienado) para querer estar fora dela.
Portanto meus amigos “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Essa verdade é sobre como funciona nosso mundo interior, nossa mente, nosso corpo, nossa alma. É só e somente só através do conhecimento e autoconhecimento que se pode mudar. Aceitar que não se sabe já terá sido um grande passo para a mudança.
Até breve ;)
コメント