top of page

O medo que herdamos de nossos ancestrais

Olá pessoal. Como vocês estão?


Quem nunca sentiu a respiração pesada, suor e tontura diante de algum acontecimento real ou gatilho mental?


Essas sensações são respostas ao medo que herdamos de nossos ancestrais.


Respostas essas que fazem sentido na medida em que nos protegem de algum perigo real ou serão apenas interpretações erradas que fazemos quando estivermos diante de eventos que não oferecem nenhum risco de vida.


Essa nuvem de emoção acontece porque foi aberta uma porta chamada ansiedade. E muito provavelmente ela tenha aparecido devido a um padrão de respostas que temos quando estamos diante de novos e inesperados acontecimentos e em algum momento “deu ruim”, com isso, passamos a generalizar todos acontecimentos como altamente danosos, ameaçadores e oferecendo grande risco de vida.


Todo esse padrão de respostas são moduladas por crenças de que a qualquer momento algo pode acontecer e não saberemos como lidar, afinal, no passado isso trouxe como resultado desagrado e desamparo.


É preciso tomar contato novamente com aquilo que trouxe sensações e sentimentos negativos para que os padrões de respostas e crenças mudem. Caso contrário, todas as vezes que existirem acontecimentos parecidos, tenderemos a interpretá-los como negativos e ruins.


Por isso a importância dos laços sociais e da interação com as outras pessoas. Sei que neste momento, de isolamento social, ficamos um pouco privados dessas ricas trocas que os encontros sociais promovem, mas é preciso nos permitirmos conhecer novas pessoas, lugares e ter experiências transformadoras, pois é somente assim que poderemos ir treinando nossa mente para aquilo que antes causava medo e ansiedade já não mais resultar em tanta intimidação.


Até breve 🌹


Silvia Regina Kusaba

Psicóloga


*******************************


Grupo exclusivo de Whatsapp para saúde mental Sinta-se leve e livre clique aqui

 
 
 

Comments


bottom of page