Já parou para pensar por que a evolução nos deixou neuróticos?
- Silvia Regina Kusaba
- 25 de ago. de 2020
- 2 min de leitura

Olá pessoal. Tudo bem?
Voltando ao tema da ansiedade hoje trago a seguinte indagação: já parou para pensar por que a evolução nos deixou neuróticos?
Neuróticas são aquelas pessoas não não desligam, vivem ligados no 220 vtts, não conseguem dormir direito, podem ter insônia e vivem com seus pensamentos no futuro.
Ao se estudar a ansiedade dos nossos ancestrais e ter que viver em um ambiente primitivo, foi percebido que o medo teve a função de guiar e proteger de certas situações. Logo esse sentimento era baseado em evidências e adaptativo. A comida poderia estar contaminada, os lugares altos eram perigosos, os campos abertos não poderiam ser atravessados senão os leões poderiam atacá-los. Neste sentido, para que pudessem sobreviver, o homem primitivo daquela época teve que agir assim, de maneira neurótica e foi por causa de sua ansiedade que o fez se proteger.
Naquele mundo a ansiedade foi uma das principais ferramentas de sobrevivência, mas hoje ela pode ser um transtorno e bagunçar nossas vidas.
Mas porquê isso acontece?
Devido a nossa herança genética recebemos respostas biológicas e psicológicas que nos preparam de maneira errada para as exigências atuais. Os excessos de estímulos e a velocidade de informações, visto no mundo tecnológico, fizeram com que interpretássemos esses acontecimentos como algo ameaçador. Consequentemente, nos deixando mais ansiosos e inseguros com toda essa parafernalha de informações.
Para lidar de uma maneira saudável e adaptativa com o mundo atual é preciso o autoconhecimento e a utilização de algumas técnicas, e uma delas é a meditação. Exercitar a atenção e a concentração no aqui e agora amenizam os sintomas da ansiedade e traz bem estar. Esse método tem comprovação científica.
Portanto para as pessoas se sentirem melhor diante dos acontecimentos do dia a dia e saberem lidar com suas ansiedades é preciso praticar bons hábitos cotidianamente para ir educando o cérebro de que os atuais acontecimentos não oferecem tanto risco e que não está mais em ambientes primitivos, e que a qualquer momento algum leão pode aparecer. É preciso treinar a mente para estar no aqui e agora é será somente através desta prática que poderá controlar as emoções e viver com elas de maneira harmônica e equilibrada.
Até breve 🌹
Silvia Regina Kusaba
Psicóloga
Para receber conteúdos como esse semanalmente entre no nosso grupo de WhatsApp clicando aqui.
f1eok5EW
Comments