Já ouviu falar em mães narcisista?
- Silvia Regina Kusaba
- 16 de jan. de 2019
- 2 min de leitura

É um assunto muito delicado, difícil de se falar tendo em vista que a figura materna é vista como um símbolo sagrado, superior, que se aproxima quase que de uma divindade materializada na terra.
Simbolicamente desde os tempos mais remotos, a mãe, deveria ser uma figura que representasse amor, carinho, afeto, acolhimento, enfim, algo mágico. Mas temos que lembrar que elas são somente mulheres que engravidaram e como qualquer outra pessoa ela é passível tanto de acertos como de erros e, sem querer ou querendo se tornaram mães.
Em muitas vezes uma dessas mães pode ser aquela pessoa que teve algum desvio de caráter, dentre eles, a mãe narcisista.
O problema de uma mãe narcisista começa porque, à princípio, ela não é vista ou conhecida a olho nú ou com facilidade. É algo muito sutil e só quem convive sabe o que é.
O conceito de narcisismo é quando uma pessoa só quer fazer uma coisa exaustivamente e o tempo todo e, todas as pessoas que estão a sua volta, tornam-se objetos e instrumentos desse tipo que quase uma compulsão por si mesmo. Só quem convive próximo é que sabe o que é ter uma mãe narcisista.
Nos primeiros anos de vida de uma criança isso não é percebido na mãe porque o bebê depende totalmente dessa figura materna e funciona como um espelho da mãe.
O problema do narcisismo da mãe com a criança começa a ser percebido quando a criança começa a ter capacidade de discernimento. Ela começa a fazer comparações com as mães dos seus amigos. Passa a perceber outras maneiras de existir no mundo sem ser somente aquela que ela vê em casa. Ela começa a perceber que quando a mãe é contrariada, essa mãe não consegue resistir a esse jogo de forças internas. É muito difícil de constatar isso, mas seu filho passar a ser quase que um instrumento da vontade dela.
Com isso certos comportamentos evidenciados nos filhos podem vir de comportamentos, aprendidos no lar, que são patologizantes e passíveis de serem reproduzidos inconscientemente. Comportamentos esses que serão denunciados na fase da adolescência e na vida adulta, que é quando a relação com o outro se torna mais intensa e próxima.
Mães narcisistas entra dentro das categorias dos transtornos mentais e se tiver acompanhamento e ela aceitar que precisa de tratamento, pode ser que esses sintomas diminuam e a relação com os filhos passem a ser mais saudáveis e, com isso, proporcionar aos filhos que eles tenham relacionamentos mais sadios com as outras pessoas e, principalmente, em suas relações amorosas.
Para entrar em contato comigo é só clicar neste link: api.whatsapp.com/send?1=ptBR&phone=5511975146574
E se quiser receber os textos por e-mail é só clicar aqui: http://www.28.idmkt7.com/w/1e4e1HPae7KPhmzAPoe4c9f6879e!uid?egu=x6de1w0s0q10vln6
Me siga:
Instagram: https://www.instagram.com/psicologasilkusaba/
Facebook: https://www.facebook.com/silviarkusaba/
Site:
https://silkusaba.wixsite.com/psicologasilkusaba
Silvia Regina Kusaba
Psicóloga Clínica
CRP 06/100302
Comments