Sabia que a depressão é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral?
- Silvia Regina Kusaba
- 11 de out. de 2018
- 1 min de leitura
A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Michael Phelps, por exemplo, revelou sofrer demais com o problema após as Olimpíadas de 2012, quando ganhou seis de suas 28 medalhas olímpicas. Hoje, a depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade — embora seja mais frequente entre mulheres — e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar.
Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios. Por essas e outras, já figura como um fator de risco para condições como as doenças cardiovasculares.
A prevenção desta doença começa pelo gerenciamento do estresse e compartilhar as dificuldades do dia a dia. Ler, aprender coisas novas, fazer hobbies e se divertir ajudam a manter a cabeça ativa e livre de pensamentos negativos ou preocupações excessivas. O otimismo, ladeado de bom-senso, assegura o bem-estar emocional. É também preciso ter o acompanhamento de um profissional, pois ele irá contribuir na melhora e indicar o melhor tratamento.
Para entrar em contato comigo é só clicar neste link: api.whatsapp.com/send?1=ptBR&phone=5511975146574
Me siga: Instagram: https://www.instagram.com/psicologasilkusaba/ Facebook: https://www.facebook.com/doseshomeopaticasdesabedoria/ Site: https://silkusaba.wixsite.com/psicologasilkusaba
Silvia Regina Kusaba Psicóloga CRP 06/100302

Comments