Medo e insegurança
- Silvia Regina Kusaba
- 1 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Olá pessoal. Tudo bem?
Já parou para pensar porquê algumas pessoas são extremamente inseguras e dificilmente se arriscam em tentar algo novo?
Vamos lá…
Dando continuidade ao texto da semana passada, esses receios e medos têm origem lá trás, no homem primitivo e no instinto de sobrevivência.
Todos os medos, mesmo sendo irracionais para nós hoje, teve como base a proteção. Consequentemente refletindo na ansiedade que pode trazer muito sofrimento e acabar resultando na dificuldade em se relacionar com os outros e chegando até a ter sua produtividade nos estudos e trabalho prejudicados.
Por exemplo, pessoas que tem um medo extremo de contaminação por germes e que se ficarem expostas a sujeiras, na cabeça delas, isso pode desencadear em algo muito ruim para ela.
Isso pode ser visto em pessoas que tem TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo). Elas tentam se abrigar e se proteger a todo momento como forma de evitar algum risco a sua saúde.
Até algum tempo atrás nossos ancestrais eram altamente suscetíveis a doenças contagiosas que, com frequência, eram fatais. A tendência que as pessoas obsessivas tem em acumular coisas, assim como, jornais velhos, revistas, comidas e outras coisas tem origem no impulso em que viver num ambiente primitivo guardar coisas eram úteis para que os recursos e reservas não acabassem.
Uma vez que hoje pessoas que sofrem de algum transtorno, como neste caso, tendo como fundo a ansiedade, é cientificamente comprovado que os tipos de tratamentos que a área da saúde oferece, contribui para que a pessoa consiga conviver e lidar de uma maneira saudável com essas emoções. Diminuindo assim seus medos e inseguranças diante dos acontecimentos inéditos da vida.
Diante do cenário atual em que o medo e insegurança rondam a cabeça das pessoas devido a pandemia, estou querendo iniciar um curso sobre ansiedade. Suas origens e impactos que ela acarreta na vida das pessoas e o quão ela pode ser paralisante.
Assim resolvi fazer uma pesquisa para saber se você tem interesse em participar ao responder a pesquisa que está no link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeNXSacnvF-vif_8ccGhanwS6D2gj8xdqFpAg2fPDBD4xZpDg/viewform?usp=sf_link
Até breve 🌹
Silvia Regina Kusaba
Psicóloga
______________________________
Para participar do nosso grupo de WhatsApp e receber conteúdos como esse clique aqui
Comments