Mudanças
- Silvia Regina Kusaba
- 2 de mar. de 2019
- 2 min de leitura

No texto de hoje vou falar sobre mudanças.
Muitas pessoas falam que querem mudar mas não conseguem. Talvez seria melhor dizer: eu quero mudar mas não quero. O querer é o que determina e até o mais importante que a mudança em si.
Podemos chamar isso de dilema da mudança por parecer que são duas partes que existem dentro da pessoa: uma que quer mudar e a outra que não quer. E é isso que precisa ser investigado.
Isso acontece porque desenvolvemos um senso de integridade psicológica ao longo da vida onde vamos contando uma história a respeito de quem nós somos a partir das nossas vivências, das nossas relações na vida, de tudo aquilo que fazemos. Com isso, essa narrativa interna, passa a ter uma grande dificuldade de lidar com a dissonância cognitiva, como se a pessoa tivesse que ter outra coisa diferente dessa que tem, uma dificuldade de sustentar uma certa ambiguidade da vida. Na prática quer dizer que é como se tivesse um sistema imunológico para mudanças, principalmente as abruptas, porque esses tipos de mudanças são vistas como se fosse uma loucura, como se a pessoa estivesse num estado de psicose ou alucinação e acordasse numa outra realidade.
Tudo isso acontece porque a pessoa cria um padrão de pensamento que somente aquilo que é conhecido e familiarizado poderá ser visto como algo seguro e confortável.
Serão nesses momentos de mudanças que ficarão evidenciados os pensamentos disfuncionais e as distorções cognitivas que a pessoa tem diante daquilo que é diferente e novo. Logo, e com isso, trazendo e despertando sentimentos de estresse, angústia, raiva, depressão.
É preciso ter consciência de que é somente através das mudanças que é possível a pessoa se conhecer e se permitir experimentar e experienciar o novo, o diferente e certamente o que de fato poderá trazer benefícios e qualidade de vida.
As reações diante das mudanças são informações que dizem muito sobre a pessoa, podendo assim aparecerem aspectos que até então eram desconhecidos e que, neste momento de mudanças, possibilitaram o surgimento de um novo tipo de pensamento e interpretação dos eventos ocasionados pelas mudanças.
Para entrar em contato comigo pelo whatsapp é só clicar neste link: api.whatsapp.com/send?1=ptBR&phone=5511975146574
Me siga: Instagram: https://www.instagram.com/psicologasilkusaba/ Facebook: https://www.facebook.com/silviarkusaba/ Site: https://silkusaba.wixsite.com/psicologasilkusaba
Até breve.
Silvia Regina Kusaba Psicóloga Clínica CRP 06/100302
Comments